terça-feira, 7 de junho de 2016

Qual a sua maior riqueza na vida?

"Qual a sua maior riqueza na vida?Uma pergunta difícil para alguns, para outros nem tanto. Terá pessoas que dirão riquezas materiais, outros falarão em família, saúde. Outros ainda irão dizer que ela pode ser uma riqueza afetiva, “emocional”.

Há quem acredita que pra ser feliz, tem de ter sucesso na vida. É preciso ter grandes realizações, grandes feitos. Temos de deixar um legado, proporcionar o conforto a quem amamos, o mesmo conforto que não tivemos quando mais novos. Dizem que é preciso as vezes sacrificar sonhos em prol de algo melhor. Que a alegria e a satisfação daquilo que realizaram será duradouro.

Mas eu pergunto, e os seus sonhos, não merecem ser realizados? Lhe ensinaram desde sempre que você deve estudar, estudar e estudar, para depois trabalhar e trabalhar para ser uma pessoa digna? Não estou dizendo que você não precisa estudar e nem trabalhar, ao contrário, é lógico que você precisa desses dois, conhecimento nunca é demais, e você precisa se manter não é? Tem pessoas que precisam de você.

Há sempre uma preocupação em sobreviver que não vemos a vida passar, parece que estamos esquecendo de viver. As belas paisagens do mundo estão lá nos esperando para que a gente as conheça. Tem inúmeras culturas para desvendar. Várias línguas que podemos aprender. E inúmeras pessoas para conhecer, conversar.

É tão certo aquilo que dizem de que “desse mundo nada se leva” que dele eu quero tirar todo o proveito possível. Quero viajar muito, andar por florestas, ficar “bestificado” com paisagens belas que sei que existem, aprender mais sobre muitos povos, conhecer muitas culturas. Ter contatos com pessoas que tem idéias diferentes das minhas. Mas enquanto o capitalismo ainda não me permite sair por aí viajando e desvendando o mundo, viajo nos meus escritos, transmito minhas idéias em forma de textos. E ser escritor é um máximo, invento e reinvento tudo aquilo que desejo viver. Transmito minhas emoções e impressões sobre a vida. O que torna uma vida grande e bem vivida é o conjunto de pequenos detalhes que dela apreciamos.

Ao fim de minha vida quando me perguntarem qual a minha maior riqueza não quero responder que construí impérios, e deixei fortunas para herdeiros. Eu quero é responder que eu fui feliz, e mais do que isso, fiz feliz aqueles que encontrei na vida. Que acima de qualquer riqueza material que me ajudaria a sobreviver, eu soube viver."

Por: Josias Gonçalves
Imagem: pinterest

Nenhum comentário:

Postar um comentário